sábado, 21 de janeiro de 2012

Psicopatologia - Debate em Belo Horizonte


Esta foi a segunda das três etapas dos debates preparatórios para o evento Psicopatologia: um tema sempre em debate. Controvérsias sobre os DSM’s” (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), que acontecerá em São João Del Rei, MG, nos dias 9, 10 e 11/05/2012, promovidos pelo blog No Pé da Política em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise da Universidade Federal de São João Del Rei (NUPEP-UFSJ).

Após um pequeno intervalo, devido às comemorações de final de ano, voltamos às atividades do blog postando um resumo das apresentações da mesa redonda de Belo Horizonte, ocorrida no dia 24/10/2011.

A etapa de BH contou com a participação da Profa. Dra. Andréa Guerra (PSILACS/UFMG), que apresentou os convidados, e com o Prof. Dr. Roberto Calazans, que explicou a proposta do movimento ‘Stop DSM’. Os palestrantes que compuseram a mesa foram: Profa. Dra. Ângela Vorcaro (PSILACS/UFMG), Prof. Dr. Fuad Kyrillos Neto (LATESFIP/UFTM) e Prof. Dr. Júlio Eduardo de Castro (NUPEP/UFSJ).

A Profa. Dra. Ângela Vorcaro discutiu o efeito boomerang que resulta da classificação psicopatológica na infância. Discutiu também sobre os problemas que uma redução do diagnóstico à catalogação do DSM pode causar para uma criança e para sua família.

O Prof. Dr. Fuad Kyrillos Neto apresentou um artigo, escrito em parceria com o Prof. Dr. Christian Dunker (USP), utilizando-se do caso de uma psicóloga do Rio de Janeiro que foi punida pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) por oferecer um tratamento que poderia curar a homossexualidade. Foram discutidas as controvérsias no julgamento deste caso, visto que a psicóloga se pautava no DSM para oferecer tal tratamento.

O Prof. Dr. Júlio Eduardo de Castro discutiu as implicações linguísticas e etimológicas de alguns conceitos como: classificar, nomear, normatizar e diagnosticar. O título da sua apresentação foi “A ética da Psicanálise e o DSM. Psicopatologia ou Antipsicopatologia”.

Em breve postaremos o resumo do debate ocorrido em São Paulo no dia 24/11/2011 e os vídeos, na íntegra, de todas as apresentações.


Veja na íntegra os videos: Abertura e Dra. Ângela Vorcaro; Dr. Fuad Kyrillos Neto; Júlio Eduardo de Castro e perguntas dos ouvintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário