terça-feira, 17 de abril de 2012

Entrevista Prof. Dr. Walter Melo Junior - Articulação entre SUS e Saúde Mental




O vídeo acima é uma entrevista sobre a Articulação entre o Sistema Único de Saúde e a Saúde Mental realizada no dia vinte e três de março de 2012 com o Prof. Dr. Walter Melo Junior da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). 

O Prof. Dr. Walter Melo Junior é coordenador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP) do Departamento de Psicologia da UFSJ. Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), residência em Psicologia Clínico-Institucional pela UERJ, mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutor em Psicologia Social pela UERJ. Autor de diversos livros e artigos sobre saúde mental e psicologia analítica.

Na entrevista realizada, Walter evidencia que, de acordo com a Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990 (Lei do SUS), existem fatores determinantes e condicionantes da saúde, a saber, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer, entre outros. O Prof. Dr. Walter salienta, então, que a saúde é uma construção social. Um dos pontos-chaves da entrevista refere-se à afirmação de que a saúde mental não está à parte da saúde coletiva, sendo assim, espera-se no futuro, não a ampliação do número de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), mas o fortalecimento da equipes do Programa Saúde da Família (PSF) por meio de ações como o apoio matricial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário