terça-feira, 20 de novembro de 2012

Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes




Acontecerá no próximo dia 25, em todo o Brasil, a aplicação das provas do Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. De acordo com o INEP, o objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O exame tem caráter compulsório pois a colação de grau do aluno está condicionada à participação no Exame, sendo este condição indispensável para emissão do certificado. O primeiro ano de aplicação do exame foi 2004, em substituição ao Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão.

A inscrição para a prova é feita pelas instituições de ensino superir - IES e os alunos inscritos têm acesso a mesma pelo site do INEP. Este ano, apenas alunos concluintes irão realizar as provas, pois a avaliação dos alunos ingressantes será feita por meio das notas das provas do ENEM. E para garantir uma avaliação de todas as área do conhecimento essas são avaliadas, pelo menos, a cada três anos.

De acordo com a Portaria Normativa MEC no 6, de 14/03/2012, em seu Artigo primeiro, o ENADE no ano de 2012, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos alunos dos cursos que: I - conferem diploma de bacharel em: a) administração; b) ciências contábeis; c) ciências econômicas; d) comunicação social; e) design; f) direito; g) psicologia; h) relações internacionais; i) secretariado executivo; j) turismo; II - conferem diploma de tecnólogo em: a) gestão comercial; b) gestão de recursos humanos; c) gestão financeira; d) logística; e) marketing; f) processos gerenciais.   

O Enade é uma das três modalidades principais de instrumentos de avaliação que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral, com peso de 25% na nota final e 30 da parte de formação específica da área, com peso de 75%, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. (http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes1)

No caso do Enade, enquanto instrumento de avaliação do SINAES, que visa a melhoria do ensino superior, é preciso apontar algumas questões. Elizabeth Balbachevsky, docente da USP aponta que o modelo do MECpara avaliação do ensino superir é insuficiente. Além disso algumas polêmicas envolvem a realização das provas, neste ano foramencontradas fraudes nos dados passados por algumas instituições de ensino parao MEC. 

A revolta em relação ao exame ser insuficiente e casos como o apresentado acabam por fazer surgirem os boicotes da prova por parte de estudantes e universidades. Um exemplo de crítica ao modo de avaliação do ENADE é que o exame não separa universidades públicas de privadas, elas são avaliadas da mesma forma o que pode ser considerado uma falha. 


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