terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bolsas de Mérito Acadêmico



A Assistência Estudantil da UFSJ oferece aos alunos bolsas de assistência estudantil e bolsas de mérito acadêmico. Um dos objetivos destas é contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos.

As bolsas de Monitoria, Extensão, PET, Iniciação científica e Iniciação a docência são consideradas bolsas de mérito e são conferidas em reconhecimento ao mérito do aluno. Esses trabalhos constituem uma parcela importante da produção científica total em nosso meio e o financiamento das mesmas é feito através de agências com ênfase na pesquisa e extensão que estabelecem uma parceria com a Universidade, em que certos critérios precisam ser obedecidos, como a divulgação dos resultados, produção de relatórios, etc, de modo que seja possível acompanhar o desenvolvimento do trabalho que está sendo realizado e os procedimentos envolvidos.

Segundo o professor Orlando de Castro e Silva Jr. (2000) a necessidade de financiamentos para pesquisa e extensão se colocam para que possa haver a manutenção do nível de excelência da pesquisa, uma vez que sem esse recurso financeiro a execução da mesma pode ficar comprometida. Esse dinheiro também auxilia nas despesas dos estudantes que muitas vezes dependem basicamente dessa bolsa para se manterem na cidade.

A Lei nº 9394, de 1996 em seu capítulo IV sobre a Educação Superior trata entre outros aspectos da necessidade de incentivar o desenvolvimento do espírito científico nos estudantes bem como desenvolver trabalhos de pesquisa e extensão visando benefícios para a sociedade. Sobre isso, Bibiane Dias e Marina Aleixo Diniz da Universidade Federal do Mato Grosso ressaltam que o cenário ensino-pesquisa-extensão contribuem para a formação integral do estudante por meio de uma visão ampliada da realidade o que gera transformações na sociedade.

De acordo com a UFSJ:

Bolsa de Monitoria: Apesar de não se ter muito explícita a função do monitor, o aluno auxilia o professor em diversas atividades, bem como na produção de conhecimentos e técnicas que possam contribuir para a melhoria das aulas.

Bolsa de Iniciação à Docência: Os alunos já na graduação tem o contato com o ambiente educacional sendo um dos principais objetivos dessa bolsa a melhoria da educação básica. Bolsa de Extensão: Com ela o aluno tem Contato com a extensão universitária de modo que seja possível lidar com as questões ali presentes visando uma educação voltada para a intervenção social. A bolsa de pesquisa ( iniciação científica) tem como objetivo estimular as potencialidades do aluno e o interesse científico do mesmo.

Bolsa PET: O aluno bolsita trabalha com pesquisa e extensão, obtendo uma compreensão mais profunda da sua área de estudos através de um processo

de que engloba a interdisciplinaridade, coletividade, elaboração e execução, entre outros.

São muito os benefícios trazidos por essas bolsas. Porém, a questão que se coloca diz respeito aos critérios de seleção. Cabe pensar se esses critérios são condizentes com a proposta da mesma e se dá oportunidade para que mais pessoas possam participar dessas bolsas de acordo com suas afinidades, de modo a desenvolverem suas potencialidades e adquirirem experiência .

Nenhum comentário:

Postar um comentário