terça-feira, 21 de maio de 2013

Prêmio Professores do Brasil




O Prêmio Professores do Brasil foi instituído em 2005, pelo Ministério da Educação e instituições parceiras, como reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos pelos professores das redes públicas de ensino que contribuem para a melhor qualidade do ensino básico.

No Portal do Ministério da Educação e Cultura - Mec, são apontados como objetivos do  Prêmio: “reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuam de forma relevante para a qualidade da educação básica brasileira: resgatar e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores e consideradas exitosas e passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino; estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do plano”.

São selecionados os melhores trabalhos em todas as etapas da educação básica (educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio) que estejam apresentando resultados positivos em situações-problema, de acordo com a proposta do Plano de Metas e Compromisso Todos Pela Educação. Em sua sexta versão, realizada em dezembro de 2012, foram premiados 40 docentes, selecionados entre um total de 2609 trabalhos inscritos, sendo que cada vencedor recebeu a quantia de R$ 7 mil.

Com esse prêmio, o governo busca também resgatar o papel dos professores como agentes fundamentais na formação de novas gerações. De fato, educar é um processo que envolve, entre outras habilidades, criatividade e iniciativa, em especial nas escolas públicas. Nesses espaços é exigido ainda mais que os professores busquem formas inovadoras em suas práticas pedagógicas, uma vez que nem sempre se pode contar com recursos físicos e materiais adequados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário