terça-feira, 11 de junho de 2013

O xadrez na escola



xadrez é um dos jogos mais praticados no mundo, sendo considerado um esporte da mente. Caracteriza-se como sendo um jogo de tabuleiro aonde estão presentes cavalos, peões, torres, bispos, rei e dama, tendo como objetivo dar xeque mate, isto é, matar o rei adversário.

Para que isso ocorra é fundamental formular estratégias, pensar nas possibilidades de jogada do adversário, lidar com o imprevisto, de forma a estabelecer ocasião para que o mate aconteça.  Nesse sentido, jogar xadrez pode auxiliar no desenvolvimento de potencialidades, entre elas, na capacidade de concentração, raciocínio lógico, etc. Na visão de Wilson da Silva, mestre em Educação e amante do jogo, o xadrez propicia aos alunos o que é fundamental na resolução de um problema, que é buscar entender a realidade que se apresenta no jogo. “Em uma época na qual os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, uma das melhores lições que a criança pode aprender na escola é como organizar seu pensamento, e acreditamos que essa valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo e a prática do xadrez”.

Em São João del-Rei, o projeto de Lei n 4.640 de agosto de 2011, instituiu na rede pública municipal de ensino o incentivo a aprendizagem deste jogo. De acordo com a vereadora Vera, os objetivos para a implantação desse projeto tem suas origens em experiência positiva da prática em ambiente escolar, tendo em vista ainda os benefícios do xadrez na vida do aluno.

O projeto tem como objetivo promover a divulgação dos benéficos da aprendizagem do jogo na vida de seu praticante além de encontrar meios para que esse ensino se efetive nas escolas da cidade. O que dificulta a implantação do ensino de xadrez é a falta de espaço no currículo, a insuficiência de tabuleiros de xadrez e muitas vezes a falta de preparo por parte dos professores que não tem em sua formação o aprendizado necessário para ser repassado aos alunos.

Na tentativa de agir sobre esse problema em São João del Rei um projeto está propiciando a professores de escolas municipais o aprendizado do jogo em um curso oferecido pela Secretaria de Educação que tem por objetivo capacitá-los para o ensino do jogo. A vereadora Vera, em entrevista para o blog informou que a Secretaria de Educação da cidade está ainda providenciando tabuleiros de xadrez para que em breve o ensino do jogo se efetive nas escolas.

O campeão mundial Kasparov, contribui com as discussões que tem sido feitas para se pensar a importância do xadrez na vida das pessoas, atavés de livros, palestras, entre outros. Em entrevista à Revista Veja ressalta que: “Está na moda dizer que tudo que acontece de ruim é responsabilidade de todo mundo. O jogo coloca as coisas no seu devido lugar: é você quem responde pelo movimento de suas peças, e mais ninguém. Como na vida, você é o único responsável pelos próprios atos”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário