terça-feira, 25 de junho de 2013

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC)


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC  é uma iniciativa do Governo Federal que tem como principal objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológico. A partir dessa ideia o Programa busca democratizar a oferta de cursos profissionalizantes; investir nas escolas das redes estaduais que oferecem esses cursos; possibilitar oportunidades de formação inicial e continuada, além de qualificação profissional; apoiar, por meio de recursos pedagógicos, a oferta de educação profissional e tecnológica; melhorar a qualidade do Ensino Médio.

Para alcançar esses objetivos, o PRONATEC propõe um conjunto de iniciativas tais como Expansão da Rede Federal, Programa Brasil Profissionalizado, Bolsa Formação, dentre outros.

De acordo com Santos e Rodrigues (2012) a meta do Programa é atingir 8 milhões de beneficiados, criar 200 novas escolas técnicas federais e investir 1 bilhão de reais.

Esses mesmos autores pontuam que, na última década, buscou-se construir um modelo de educação comprometido em construir uma compreensão crítica a respeito do mundo do trabalho, com uma menor preocupação com o aprendizado do ofício em si. Por sua vez, o PRONATEC, ao ter como objetivo principal a preparação do trabalhador para suprir uma demanda de mão-de-obra especializada do mercado, se coloca na contramão desse compromisso, assumindo uma lógica tecnicista.

Para abrir a discussão, ficam algumas questões: ao investir nos cursos técnicos, com vistas a abastecer a demanda de mão-de-obra, o governo se coloca como aliado dos interesses do mercado? Seria essa iniciativa a melhor maneira de se corrigir as desigualdades sociais?







Nenhum comentário:

Postar um comentário