terça-feira, 6 de agosto de 2013

Programa Segundo Tempo



O Programa Segundo Tempo foi criado em 2003 pelo Ministério do Esporte e tem por objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas. Em 2009 o Ministério do Esporte e o Ministério de Educação e Cultura integraram suas políticas de modo que as condições necessárias para a oferta do esporte na escola, integrado ao seu projeto pedagógico e na perspectiva da educação em tempo integral, fossem alcançadas. Desde então o Programa Segundo Tempo está sendo inserido nas escolas do Programa Mais Educação, que prevê a oferta de atividades optativas na escola integradas a diversas áreas do conhecimento.

De acordo com o site oficial, a integração dos dois programas amplia as possibilidades de oferta de esportes, já que esse pode se dar em espaços alternativos, não sendo exigido que a escola possua infraestrutura esportiva. A parceria possibilita também a execução do programa diretamente nas escolas, sem a necessidade de serem firmados convênios com outras instituições. Com essa integração foi possível ampliar o número de beneficiados pelo programa, desenvolvendo a proposta pedagógica do Programa Segundo Tempo articulada com o projeto pedagógico da escola.

Além da integração entre os dois programas, a priorização dada pelo Ministério do Esporte às políticas esportivas educacionais e de inclusão social tornou possível um grande crescimento do Programa Segundo Tempo, que atualmente atende, de acordo com o site do Ministério do Esporte, 1,2 milhões de beneficiados por ano. Mesmo com a ampliação, ainda está longe de atender a maioria dos estudantes matriculados nas escolas públicas de educação básica brasileiras que, segundo o censo de 2010, somam 40 milhões de alunos.

Já o Programa Segundo Tempo Universitário é um desdobramento do Programa Segundo Tempo criado pelo Ministério do Esporte em 2010, que visa democratizar o acesso à cultura do esporte, incentivando a prática esportiva entre os universitários como um fator de qualidade de vida e combate ao sedentarismo.

Na Universidade Federal de São João del – Rei o programa foi implantado em 2011 a partir de um convênio entre o Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde e o Ministério do Esporte. Atualmente são ofertadas 300 vagas nas seguintes modalidades: Badminton, Capoeira, Dança, Futebol de Campo, Futsal, Rugby, Vôley e Tênis de Mesa. As práticas esportivas acontecem nos campi Dom Bosco e Tancredo Neves. Para se inscrever o aluno deve acessar o site http://www.segundotempoufsj.com/.


O programa é coordenado pelo professor do curso de Educação Física Renato Sampaio Sadi, que é o nosso entrevistado dessa semana. Ele nos falou sobre o funcionamento do programa na universidade. Vale a pena conferir a entrevista!

4 comentários:

  1. na ultima semana de julho, e primeira semana de agosto , atendeu apenas 11 alunos e não 300.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Cesar,
      aos 2min52seg do vídeo você pode encontrar a fala do professor Renato, coordenador do Segundo Tempo, onde ele afirma que são ofertadas 300 vagas, e não que estas 300 vagas foram preenchidas, e que, nesse semestre, 120 alunos participam do Programa...
      Agradeço por participar do nosso blog, espero continuar contando com suas contribuições

      Excluir
  2. oque importa colocar um comentário, se ele é bloqueado? o segundo tempo não tem alunos praticando esporte. É só dar uma olhada nos horários dispostos no segundo tempo. Lá só tem la,la,bla, bla, radio e jornal, mas não tem ação nenhuma. CORRUPÇÃO. O DINHEIRO PUBLICO NÃO É LIXO NÃO .TELASKVC@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Cesar,
      Os comentários do blog não são bloqueados. Eles apenas passam por uma moderação antes, por isso pode ocorrer alguma demora na publicação. Seu comentário sobre o número de alunos atendidos pelo programa Segundo Tempo foi respondido acima.
      Nós respeitamos e agradecemos a sua opinião em relação ao programa. Nosso objetivo é suscitar o debate a respeito dos temas tratados.

      Obrigado!

      Excluir