terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Sistema de Seleção Unificada - Sisu 2014

video


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério de Educação e Cultura, onde instituições de ensino superior oferecem vagas em seus cursos para estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Neste ano o Sisu possui apenas uma etapa de inscrição, com duração de uma semana, onde o aluno pode se inscrever em duas opções entre as vagas ofertadas, utilizando a nota obtida no ENEM 2013. Todos os dias o sistema calcula a nota de corte de cada curso de acordo com as notas dos inscritos para aquela vaga, e a partir dessas informações o aluno pode alterar suas opções de curso. São realizadas duas chamadas de selecionados: os candidatos selecionados em sua primeira opção de curso não participarão da segunda chamada, independente de terem ou não se matriculado no curso escolhido. Já os candidatos selecionados em sua segunda opção de curso participam da segunda chamada, podendo ser selecionados para sua primeira opção de curso, caso tenham vagas disponíveis. Se este candidato tiver realizado a matrícula no curso selecionado como segunda opção e for chamado para o curso selecionado como primeira opção, a matrícula neste implica em, automaticamente, o cancelamento da matrícula naquele.

Para o Sisu 2014 foram ofertadas 171 mil vagas em 115 instituições de ensino superior em todo o país. Segundo o site do jornal O Globo, a partir deste ano mais seis universidades federais aderiram integralmente ao Sisu, sendo elas a Universidade Federal da Bahia, a Universidade de Brasília, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal da Integração Latino-americana e a Universidade Federal da Grande Dourados. Com essas adesões, 50 das 59 universidades federais do país passam a utilizar o Sisu como processo de seleção, sendo que as outras 9 utilizam o ENEM como único processo seletivo ou como parte deste.

A partir do segundo semestre de 2013 a Universidade Federal de São João del-Rei aboliu o vestibular próprio e aderiu integralmente ao Sisu como forma de ingresso. Com essa mudança o número de inscritos passou de 11.874 no início de 2013, quando a UFSJ ainda realizava o vestibular próprio, para 39.805 com a utilização integral do Sisu, um aumento de 250% no número de inscrições. A concorrência nos cursos também ficou mais acirrada. De acordo com o site oficial, o curso de maior concorrência na UFSJ foi o de Medicina que será ofertado pela primeira vez na cidade de São João del-Rei, com 153,69 candidatos por vaga, superando tanto o curso de Medicina oferecido no campus de Divinópolis, que teve a inscrição de 119,29 candidatos por vaga, quanto o mais concorrido da UFMG, Administração, com 134,92 candidatos por vaga.

Nós do blog No Pé da Política já publicamos uma postagem sobre o Sisu, que você pode acessar para obter maiores informações. Não deixe também de assistir ao vídeo!

Um comentário:

  1. Adorei a decisão da UFSJ de aderir integralmente ao SISU!
    Aproveitando o espaço, deixo minha sugestão para enriquecer as portagens com mais links, principalmente quando são citados sites, dados numéricos e referências a outros textos! Parabéns pra vcs!
    Andrea

    ResponderExcluir