terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Projeto Reinventando o Ensino Médio




O programa Reinventando o Ensino Médio foi criado em 2011 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, com o objetivo, segundo o site oficial, de reformular o Ensino Médio, ampliando a carga horária de formação dos alunos de 2500 para 3000 horas. Segundo o documento oficial, o projeto Reinventando será, a partir de 2014, a diretriz político-pedagógica do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais.

Para essa ampliação será necessário, no turno diurno, a implementação do sexto horário, enquanto no turno noturno essa porcentagem de crescimento será feita através de atividades extra classe. Serão ofertadas aos alunos de cada escola três disciplinas relacionadas às áreas de empregabilidade da região, das quais o aluno escolherá uma para cursar. Essas disciplinas não são profissionalizantes, mas segundo a Secretaria de Estado de Educação, reforçam a base cognitiva dos estudantes, o que beneficiaria a sua inserção no mercado de trabalho.

O início do projeto Reinventando se deu a partir da implementação de um projeto piloto em 11 escolas de ensino médio localizadas na Regional Norte de Belo Horizonte. Segundo o documento oficial, essa área foi escolhida por apresentar características que otimizam o laboratório do projeto, sendo elas: altos índices de vulnerabilidade e desigualdade social, diversidade cultural pronunciada, presença de comunidades Quilombolas e Ciganas, além de uma ocupação territorial desordenada e uma grande tendência de crescimento populacional.

Em 2013 a Secretaria de Estado de Educação resolveu expandir o projeto para outras 122 escolas da rede estadual de Minas Gerais, sendo pelo menos duas escolas em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino. Na cidade de São João del-Rei o Reinventando o Ensino Médio foi implementado em 2013 na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, onde são oferecidas as disciplinas de Comunicação Aplicada, Informática e Turismo. De acordo com uma matéria veiculada pelo jornal Gazeta de São João del-Rei, essas disciplinas serão ministradas pelos próprios professores das instituições, que passaram por treinamentos específicos.

Para obter maiores informações sobre o projeto em São João del-Rei, não deixe de assistir o vídeo da nossa postagem. Assista também um vídeo com a Secretária de Educação do Estado falando sobre os objetivos do projeto nesse link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário