terça-feira, 1 de abril de 2014

PROJOVEM URBANO


O Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem, foi criado em 2005 fazendo parte da Política Nacional de Juventude, cujas ações são orientadas para o desenvolvimento do jovem brasileiro, encontra-se a cargo da Seceretária Nacional de Juventude (SNJ/SG/PR). Mudanças foram realizadas nessa política e o Projovem Campo - Saberes da Terra, o ProJovem Adolescente, o ProJovem Trabalhador e o Projovem Urbano vieram a suceder o ProJovem original, e passaram a ser regidos pela Lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008, regulamentados pelo Decreto nº 6.629, de 4 de novembro de 2008.

O Projovem Urbano tem a duração de dezoito meses e tem por finalidade elevar o grau de escolaridade de jovens entre 18 e 29 anos de idade, que saibam ler e escrever, mas que não tenham concluído o ensino fundamental.Visando o desenvolvimento humano, o programa oferece a conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional, o desenvolvimento de experiências de participação cidadã, além de auxílio financeiro mensal de R$ 100,00 como benefício para cada aluno matriculado, com frequência mínima de 75% nas atividades presenciais.

A contratação dos educadores de formação básica, qualificação profissional e participação cidadã são de responsabilidade do ente executor, de acordo com o planejamento de abertura de turmas, núcleos e polos, com as determinações do Projeto Pedagógico Integrado-PPI. Os perfis estão definidos na Resolução/CD/FNDE. nº 22/2008, que indica que estes são selecionados e capacitados por meio de ações de  formação inicial e continuada.

A partir de sua implantação em 2008, o ProJovem Urbano além de atender a muitas localidades que participaram do ProJovem original, ou seja, capitais e suas regiões metropolitanas, foi expandindo a todos os demais municípios brasileiros. Dentre esses municípios que passaram a ser beneficiados pelo projeto, estava o de São João Del Rei. O ProJovem do município foi executado pela Secretária de Assistência Social e Promoção Humana e transformou a cidade em Polo Gestor responsável também pelo programa em Barbacena, Cláudio, Conselheiro Lafaiete, Lavras e Oliveira.

Em São João Del Rei o ProJovem foi implantado em 2009 e é resultado de parcerias entre o governo Federal, Estadual e Municipal. O programa contou com aulas nas escolas estaduais Ministro Gabriel Passos, Tomé Portes Del Rei e Inácio Passos.

Por fim, é importante destacar esse projeto como uma via canalizadora de possibilidades que até então jovens que se encontravam desacreditados com a educação, passem a se sentir como parte da sociedade. Resgatando assim suas autoestimas, a realização pessoal e a profissional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário