terça-feira, 15 de abril de 2014

Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



Um dos compromissos assumidos pelo governo federal, no Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação (PNDE) de 2007, é a alfabetização de todas as crianças brasileiras até os 8 anos de idade. Para tanto, em 2012 foi criado o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em que os governos federal, estaduais e municipais assumem a responsabilidade de que as crianças cheguem ao final do 3º ano do ensino fundamental alfabetizadas.

De acordo com o documento oficial, o programa compreende que a alfabetização é a capacidade da criança de interagir em diversas situações através de textos escritos, sendo capaz de ler e produzir textos. Essa inserção na cultura escolar deve se dar nas diferentes áreas do conhecimento, não somente na área da linguagem, dessa forma há uma ampliação das referências culturais da criança.

O Pacto se estrutura a partir das Ações do Pacto, que são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares disponibilizadas pelo Ministério da Educação que contribuem com a alfabetização, e tem como principal foco a formação continuada dos professores alfabetizadores. Estas ações se apóiam em quatro eixos: formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; gestão, controle social e mobilização. A formação continuada dos professores alfabetizadores compreende um curso de 2 anos, com carga horária de 120 horas/ano, ministrado pelos orientadores de estudo, que propõe estudos e atividades práticas. Os materiais didáticos e pedagógicos são disponibilizados pelo MEC e, além de passar a ter mais conteúdos voltados para a alfabetização, tem o seu número calculado de acordo com o número de turmas de alfabetização de cada escola. O eixo avaliações compreende três tópicos: as avaliações processuais, uma plataforma onde os professores inserem as notas de cada aluno na Provinha Brasil e uma avaliação universal, realizada pelo INEP, de todos os alunos concluintes do 3º ano do ensino fundamental, que tem como objetivo avaliar o nível de alfabetização alcançado no fim do ciclo e possibilitar implementar políticas e medidas corretivas, caso necessário. A gestão do Pacto se dá em quatro instâncias: um Comitê Gestor Nacional; uma Coordenação Institucional em cada estado; uma Coordenação Estadual, responsável pela implementação da rede e monitoramento das ações; e uma Coordenação Municipal.

Em São João del-Rei a formação continuada dos professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é realizada através do convênio entre o governo federal e a Universidade Federal de Juiz de Fora. No dia 26 de fevereiro foi realizada uma reunião das orientadoras de estudo do Pacto para discutir as ações pedagógicas do Ensino Fundamental que ocorrerão no ano de 2014.


Para maiores informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa não deixe de assistir o vídeo!

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