terça-feira, 10 de junho de 2014

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - Parte II


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa que articula ações dos governos federais, estaduais e municipais, tem como objetivo alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade, ou seja, até o fim do 3º ano do ensino do ensino fundamental. Para tanto, esse programa investe, principalmente, na formação dos professores alfabetizadores.

Para compreendermos como funcionam as ações do Pacto na cidade de São João del-Rei entrevistamos Josele Carvalho (Coordenadora do PNAIC), Bruna Mendes (Orientadora de Estudos do PNAIC), Márcia Rodrigues (Orientadora de Estudos do PNAIC) e Elizandra Silva (Orientadora de Estudos do PNAIC), que nos falaram sobre a implementação do programa na cidade, suas ações e os resultados que já foram alcançados. Segundo a Josele, a formação dos professores alfabetizadores de São João del-Rei teve início no ano passado e contou com a participação de 69 professores de turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Essa formação é realizada pelos Orientadores de Ensino, escolhidos através de critérios estabelecidos pelo MEC, e tanto estes quanto os professores alfabetizadores recebem uma bolsa mensal do governo para incentivar a participação dos mesmos neste programa de formação.

O programa ainda apresenta algumas deficiências, apontadas pelas entrevistadas. A principal delas é o atraso no recebimento do material de Matemática do ano de 2014, que, até a data da realização da entrevista, ainda não havia chegado ao município. Apesar deste atraso, a formação dos professores não deixa de acontecer, devido aos esforços empreendidos pelos orientadores de estudo, que buscam informações e elaboram materiais para os ciclos de formação.

Para além disso, o programa tem atingido resultados satisfatórios. De acordo com as entrevistadas ainda não foram repassados os dados da Provinha Brasil de 2013, mas, mesmo assim, as diferenças já podem ser percebidas na sala de aula. A evolução dos alunos e a qualificação dos professores, segundo Josele e a Bruna, tem chamado a atenção da direção das escolas. Outro ponto ressaltado por elas é a valorização da leitura em sala de aula, que tem contribuído muito para a formação das crianças.

Para conhecer mais sobre o funcionamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em São João del-Rei, não deixe de assistir a entrevista!



Nenhum comentário:

Postar um comentário