terça-feira, 15 de julho de 2014

Comunidades Terapêuticas


As Comunidades Terapêuticas (CTs) são instituições que prestam serviços de atenção a pessoas com transtornosdecorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas, em regime de residência, tendo a convivência e a troca de experiências entre os usuários um instrumento terapêutico. São unidades que têm função de oferecer um ambiente protegido, técnico e eticamente orientados, que forneça suporte e tratamento aos usuários abusivos e/ou dependentes de substâncias psicoativas, durante período estabelecido de acordo com programa terapêutico adaptado às necessidades de cada caso. Oferece uma rede de ajuda no processo de recuperação das pessoas, buscando encontrar novas possibilidades de reabilitação física e psicológica, e de reinserção social.

O tratamento presente nas Comunidades Terapêuticas tem como principal objetivo a redução progressiva do uso/abuso de drogas e/ou minimização das consequências através da busca de autoconsciência, autocrítica; mudança significativa no estilo de vida (busca de um estilo de vida saudável); buscando uma melhor qualidade de vida; capacitação para reassumir a condução de sua própria vida; a reinserção familiar e social. A Reinserção Social é entendida aqui como um processo no qual o indivíduo, sua família, a comunidade e o Estado se envolvem, visando a criar novas redes de relações do indivíduo com toda a sociedade, de forma saudável; uma progressiva ressocialização do dependente químico em um ambiente que reforce a capacidade de ser autônomo, fazendo-o buscar a realização pessoal, profissional e social, relacionar-se com o outro, entre outros.

Assim, os esforços são realizados para que o dependente possa, através do entendimento de sua condição, estabelecer novas relações com a sociedade, baseada nos princípios humanos universais, diferentes das relações que mantinha no período em que usava drogas.

Portanto, as Comunidades Terapêuticas são instituições privadas, sem fins lucrativos e financiadas, em parte, pelo poder público. Oferecem gratuitamente acolhimento para pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de drogas. São instituições abertas, de adesão exclusivamente voluntária, voltadas a pessoas que desejam e necessitam de um espaço protegido, em ambiente residencial, para auxiliar na recuperação da dependência à droga. O tempo de acolhimento pode durar até 12 meses. Durante esse período, os residentes devem manter seu tratamento na rede de atenção psicossocial e demais serviços de saúde que se façam necessários.Hoje, são mais de 5.400 vagas em 268 Comunidades Terapêuticas espalhadas pelo Brasil. Busca-se até final desse ano, atingir 10.000 vagas. As Comunidades Terapêuticas poderão se constituir em módulos de 15 ou 30 vagas. É regulamentado pelas Portarias nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, que institui a RAPS, e nº 131, de 26 de janeiro de 2012. Institui a Rede de Atenção Psicossocial com a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso crack, álcool e outras drogas, no âmbito do SUS. O acesso pode ser feito diretamente ou por encaminhamento realizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).



Ainda não há Comunidade Terapêutica em São João del Rei.



* Nós do blog pedimos desculpas pela informação passada sobre  Comunidades Terapêuticas em São João Del Rei, a APADEQ localizada no Bairro Pio Xll, é a institução que exerce esta função na Cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário