terça-feira, 11 de novembro de 2014

Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - PROEB




O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - PROEB, que integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE, é uma avaliação externa e censitária que busca diagnosticar a educação pública do estado de Minas Gerais, avaliando alunos que estão no 5º e 9º anos do ensino fundamental e os do 3º ano do ensino médio. Estas avaliações ocorrem anualmente e avaliam escolas da rede pública de ensino (rede estadual/municipal) em Língua Portuguesa e Matemática. Este ano estimaram-se a participação de 722.500 alunos do 5º ano e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio, sendo deste total, 473.035 da rede estadual de ensino.

As provas fazem parte do SIMAVE, mas são desenvolvidas e corrigidas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para o auxílio das escolas na aplicação das provas, os especialistas e analistas do Programa de Intervenção Pedagógica - PIP do Órgão Central e das 47 Superintendências Regionais de Ensino marcam presença nas escolas estaduais, e orientações sobre a aplicação das provas também são repassadas às equipes das redes municipais de ensino do PIP. Ainda na semana de realização das avaliações é entregue aos alunos no terceiro dia de prova um questionário que apresenta informações sobre o perfil socioeconômico destes e dos familiares, o qual deve ser preenchido pelos pais ou responsáveis e devolvido ainda no período das avaliações.

Quanto aos resultados cada escola recebe individualmente, sendo estes publicados em forma de relatório no Boletim de Resultados (direcionados as SRE) e no Boletim Pedagógico (direcionadas as SRE e escolas).

Para conhecer o nível de aprendizagem dos alunos e o que possa ser melhorado é importante a participação destes nas avaliações já que é a partir dos dados coletados que se implementa as políticas públicas de melhoria para educação básica. No entanto, intriga-se o propósito dessa multiciplicidade de programas como é o caso da Provinha Brasil e do PROEB. Eles são realmente efetivos como ferramentas para melhorias no ensino?


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